domingo, 9 de outubro de 2011

Uma coisa puxa outra

Flores e Pássaros no Jardim

Este domingo em São Paulo está chuvoso. Isto obriga a gente a ficar fechando e abrindo as janelas, conforme tenha chuva ou um pouco de sol. Numa das vezes que fui fechar a janela do nosso quarto, que fica na parte superior da casa, parei para ficar olhando as flores da nossa árvore.


Finalmente tinha conseguido fotografá-las, por que todas as vezes que eu tentei antes, sempre apareciam os prédios como fundos das fotos. E isto tirava a beleza das flores e o contraste.

Como a primavera está bem florida e muito bonita, fiquei olhando também para ela. E aí percebi que entre os galhos da primavera estavam uma rolinha-mãe dando comida para uma rolinha-filha. A maior agitação. Ambas escondidas entre os galhos da primavera.

Como que querendo denunciar a presença das rolinhas, um pequeno pássaro amarelo com asas pretas, destes que parecem beija-flor, voava do chão do nosso jardim para o pé da primavera e voltava. Depois de repetir várias vezes o ritual, o pequeno pássaro voou até perto do chão, pousou no pé de bambu ao lado do muro e voltou com uma pequena casca do bambu. Voou para a primavera, depois sobrevoou o muro da nossa vizinha e foi fazer seu ninho no meio dos espinhos da planta da vizinha. Na verdade, ele estava reclamando que as rolinhas estavam atrapalhando o ritual do seu ninho.

E ainda para botar ordem no quintal, de repente pousa no muro a sabiá! Todos param, ante a presença daquele pássaro grande e bicudo. Ela enche o peito, começa a cantar e, depois que as rolinhas voam para outra árvore, ela voa para o chão do nosso jardim, para pegar suas minhocas e outros insetos.

Embora eu ainda não tenha foto atual da primavera, mostro esta antiga. Mas, a primavera agora está bem mais florida do que nas fotos anteriores. As flores vermelhas ficam mais bonitas atualmente porque estão aparecendo uma parte amarela clara no centro e o contraste dá um colorido muito bonito. Dizem os especialistas que a flor propriamente dita é a parte de dentro, que o vermelho, na verdade são folhas que servem de contraste para atrair os insetos e assim fazerem a polenização. A natureza tem cada uma...

Como investimos no jardim e cuidamos dele com muito carinho, temos o prazer de também conviver com os pássaros amarelos, as rolinhas, os periquitos, os sanhaços e as lindas Sabiás.

Um comentário:

  1. Quando cuidamos de nosso jardim, a vida pode se apresentar bela e plena.

    ResponderExcluir