quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sem Frevo, mas com BACH

A música serve para tanta coisa

Já contei a história que fui comprar um disco de Frevo na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos e não encontrei nenhum. Falei também que comprei um disco da Orquestra Tabajara com músicas nacionais e internacionais. Mas sem frevos. Ficou faltando contar que quando ia saindo vi um disco com os três concertos de Brandenburg, de J. S. BACH, e gravado na Capella Istropolitana com a regência de Bohdan Warchal. Comprei os discos e fico ouvindo os dois no cd do carro.

Para os leigos, quem ouve os concertos de Brandenburg separadamente, pode pensar que é tudo igual. Mas ouvindo sequencialmente vemos que são diferentes, ou complementares. Uma vez, divulguei no blog o Concerto número três, como música dos Deuses, ainda mais que era regido por Karajan e a Orquestra Sinfônica de Berlim. Um amigo registrou que gostava mais do Concerto No. 1.

Na verdade, eu gosto dos três. Assim, eu copiei uma parte de cada um para que vocês possam comparar e deliciar-se como se estivesse nas nuvens...

A Livraria Cultura é assim, você pode não encontrar um disco de Frevo, mas discos de jazz, blues e clássicos, você encontra muitos e são maravilhosos. Lembram do disco de Armstrong e seu trompete? Quem sabe um dia a gente encontre a Dilma comprando um disco de Jazz ou de Bach? Ou comprando um livro de Arte e Pinturas? Por mais que o mundo virtual facilite a vida da gente, nada é igual você passar horas folheando livros ou pesquisando discos numa grande livraria. É igual a passar no Largo São Bento, no Centro de São Paulo, no final da tarde e entrar no Mosteiro para ouvir Canto Gregoriano. Coisas dos Deuses.

J. S. BACH
Concerto Brandenburg no. 1
– Allegro Moderato


Concerto Brandenburg no. 2 - Primeiro Movimento


Concerto Brandenburg no. 3 – Allegro Moderato

2 comentários:

  1. Esse bradenburguês n.2, eu tenho o DVD. Tem Michala Petri tocando flauta doce contralto, e é legal ver o equilíbrio da apresentação, apesar de ter uma flauta doce, de pouca potência, tocando junto com um trompete, de muita potência sonora.

    ResponderExcluir
  2. Quero crer que os Concertos de Brandenburgo são seis, Gilmar. Eu tinha a coleção, regida pelo Karajan. Mas era em vinil...

    ResponderExcluir