quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Jardins com Frutos e Sabiás

Os jardins da Vila Madalena

Uma casa com jardim e quintal faz muita diferença. Se no jardim ou no quintal, além de espaço para guardar carro, houver espaço para as flores e as árvores será melhor ainda. Assim é a Vila Madalena. Você ainda encontra muitas casas com árvores e flores, tanto na frente como no fundo da casa. E, mais do que a gente, quem mais gosta são os pássaros, principalmente os Sabiás e Periquitos.

Veja esta frente de casa na Vila Madalena.


São várias árvores. Tem um pé de Pitanga, um outro, que eu acho que são “amoras italianas” ou “ameixas italianas”, e ainda tem mais esta árvore do foto acima, que dá uma fruta amarela, em grande quantidade, esta eu não consigo saber o nome. Na casa,além das árvores, têm muitas flores na frente, na lateral e no fundo da casa. É uma geração que sempre valorizou o verde e a qualidade de vida, mesmo tendo uma garagem grande para vários carros.

Eu gosto de chamar estas árvores de “comida” dos Sabiás, Periquitos, Sanhaços, entre outros tipos de pássaros. Se só tivesse flores, os pássaros não teriam comida.Estas árvores dão muitas flores e depois muitos frutos, além da sombra e dos galhos para os ninhos e os filhotes.

Na medida que os filhos crescem e vão morar em outros bairros, estas casas são vendidas e, nem sempre, os novos moradores gostam de plantas com a mesma intensidade que os anteriores. E a quantidade de árvores e de flores no bairro vai diminuindo. Nossa cidade vai ficando mais árida e menos acolhedora. E vão diminuindo também os pássaros, como os Sabiás e os Periquitos.

Se foi possível despoluir o Tâmisa, pode ser possível preservar os jardins da nossa Vila, mesmo que comece pela Vila Madalena. Desejar é o primeiro passo para uma grande transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário