quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ética neles, Professora Dilma

Aula de política e liberdade

Caiu mais um ministro. Isto mesmo! Pegou fazendo bobagem, rua! Pegou colando na sala de aula, tira a prova! Não era assim na escola? Se uma doméstica pega cadeia por causa de um xampu, qualquer político que for pego em malversação com o dinheiro público, deve ser demitido e punido. No dia que isto for levado a sério no Brasil, mudaremos nossa História.

Olhando os jornais de hoje e vendo a firmeza de Dilma em demitir mais um ministro, fomos comemorar e meditar sobre o assunto. O quê Dilma tem de diferente dos políticos tradicionais? O quê dá tanta coragem a Dilma para ser tão firme?

A maioria dos jornais, rádios e a TV não respondem estas questões. Eles não estão preocupados em informar, educar, contribuir para formar cidadãos livres. Eles querem ser “formadores de opinião”, isto é, dizer o que as pessoas devem pensar, sentir e comprar.

Se olharmos as fotos de Dilma com mais calma, vamos perceber que ela, muito mais do que uma política, Dilma nos lembra aquelas professoras do interior. Talvez inconscientemente ela copie a sua mãe, que era professora. Gente séria e respeitada! Antigamente os nossos símbolos de autoridades eram nossos pais, os religiosos e as professoras. Naquele tempo não tinha professor no primário ou nível básico. Era profissão de mulheres. De mulheres sábias e sérias.

Tem gente querendo se apropriar da palavra de ordem, ÉTICA.

- Ética vem dos gregos filósofos, pais da Democracia e dos Mitos, pais da Cultura Ocidental.
- Da Revolução Industrial para cá, ÉTICA está associada aos LIBERTÁRIOS, aos Sociais Democratas e aos Socialistas.
- Ética NUNCA foi associada nem à direita manipuladora; nem aos comunistas estalinistas.

Pelo seu passado e pelo seu presente, Dilma tem autoridade para falar e praticar ÉTICA. E ela tem feito isto com humildade, sem acusar ninguém, sem ameaçar ninguém. Ela apenas diz: Somos um governo de coalizão. Temos muitos partidos apoiando o governo. Queremos governar com toda a sociedade, todos os Estados, Municípios e todos os Partidos. Porém, governaremos com transparência, responsabilidade e ética. Quem ferir estes compromissos não serve para estar no governo. Simples!

Como sei que Dilma gosta de arte, de flores e do neto, lembrei-me que o nome do menino é Gabriel. Fui pesquisar o significado do nome e, para minha surpresa, o nome tem muito a ver com a própria Dilma. Vejam: Gabriel – nome hebraico que quer dizer “Enviado de Deus”. Pessoa com grande honestidade no meio profissional, busca a perfeição em tudo e se aborrece quando as coisas não saem conforme o planejado. Reflete muito antes de agir, e quando toma uma decisão é capaz de mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer todo o resto à sua volta. Vocês conhecem alguém assim? Por isto que tem fotos do neto em todos os lugares de Dilma. Para ela lembrar-se do passado e agradecer a Deus por tudo que já ganhou nesta vida, dando-lhe força para retribuir por tudo que recebeu, depois de tudo que passou. Nós também rezamos para tudo dar certo com Dilma e seu governo.

E depois de ler os jornais do dia e “banhar-me nas energias das flores do nosso jardim”, tirei uma foto para mandar para Dilma e todos vocês. É um pequeno jardim com um “Caminho com pedras e flores”. A plantinha seca junto à coluna é um pé de “Lágrimas de Cristo”, que só renasce na primavera e dão lindas flores em pencas. Assim como Dilma que está fazendo renascer nossas esperanças na política e na administração pública. E nesta primavera muitas flores estão brotando no Brasil e no Mundo. Quem sabe até os palestinos passem a ter direito a sua primavera.


Esta Dilma com jeito de professora, é tudo que a gente precisava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário