terça-feira, 13 de setembro de 2011

Brasil e os Objetivos do Milênio

Dom Paulo e Dona Zilda Arns, nossas referências

Da mesma forma que o dia 11/09 ficou conhecido como o dia que o mundo parou para assistir na TV os ataques às torres gêmeas de Nova York, o dia 14/09, isto é, o dia 14 de Setembro de 2011, pode ficar na memória de muita gente como o dia de duas comemorações muito importantes.

Nesta quarta-feira, dia 14, Dom Paulo Evaristo Arns estará completando 90 anos de vida. E também nesta quarta-feira, dia 14, estará acontecendo o Lançamento da 4ª. Edição do Prêmio ODM Brasil. ODM são as iniciais de Objetivos Do Milênio, campanha internacional lançada pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2000, para atingir Oito Objetivos no Milênio. A meta é conseguir os Objetivos até 2015!

Quais são estes oito objetivos?
1 – Acabar com a Fome e a Miséria;
2 – Educação básica de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a AIDS, a Malária e outras doenças;
7 – Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento e a inclusão social.

Falar dos 8 Objetivos nos reporta imediatamente ao trabalho da Pastoral da Criança, movimento criado por Dona Zilda Arns, irmã de D. Paulo. Nem os governos brasileiros fizeram tanto pelas crianças e as gestantes como fizeram e faz a Pastoral da Criança, tanto no Brasil, como nos países da América Latina e África.

Só para lembrar, quando aconteceu o Terremoto no Haiti, quem estava lá ajudando as crianças? Dona Zilda Arns. Ajudando a organizar a Pastoral da Criança do Haiti. O Brasil deve muito a estes dois irmãos.

Estes 8 objetivos têm a ver com a vida deles. Enquanto D. Paulo cuidou de salvar os adultos do terror da ditadura militar que dominava o Brasil nos anos 60, 70 e 80; Dona Zilda cuidava de salvar as crianças e gestantes de todo Brasil, fossem elas indígenas, negras, faveladas, trabalhadoras rurais, em qualquer parte do nosso país.

O Brasil está de parabéns
com os resultados da Campanha pelos 8 Objetivos do Milênio, mas precisa aprender a valorizar mais as pessoas que contribuíram e contribuem para melhorar a qualidade de vida do nosso país. Os americanos são bons em homenagear seus heróis. Esta é uma coisa boa para a gente copiar deles.

Dom Paulo faz 90 anos, morando no Instituto Paulo VI, em Taboão da Serra-SP, Dona Zilda está no Céu acompanhando as crianças e as gestantes do mundo. Fizemos várias campanhas para ela ganhar o Prêmio Nobel da Paz.

Dona Zilda Arns continuou sendo nossa maior autoridade na defesa da criança e da gestante. Dom Paulo foi perseguido pelos militares e pela Igreja Conservadora, mas, para nós, continua sendo nossa maior autoridade da Igreja Católica Brasileira.

O lançamento da 4ª. Edição do Prêmio ODM será nesta quarta-feira
, das 9 às 13horas, no Auditório da Fecomércio, na Rua Dom Plínio Barreto, 285, perto da Fundação Getúlio Vargas, na Av. 9 de Julho, logo depois da Praça 14 Bis.

E como eles gostavam das pessoas simples e necessitadas
, vou presenteá-los com a foto destas flores do campo, que “como os lírios do campo”, nasceram entre as pedras do nosso jardim. São pequeninas, porém singelas e muito bonitas. A foto é de 7 de Setembro, Dia da Pátria.


Dom Paulo e Dona Zilda Arns fazem parte dos nossos heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário