domingo, 25 de setembro de 2011

Amores de Amoras

Os Sabiá agradecem

Para que existam os pássaros, é preciso que haja comida, lugar para fazer ninhos e proteção contra os predadores. Os humanos, quando querem, conseguem ser predadores em todos os sentidos. Ao derrubarem as árvores de Amoras, acabam com a comida e com os locais para se fazer ninhos. Os humanos também gostam de matar por prazer ou de aprisionar os pássaros para vê-los cantar em gaiolas. São heranças da barbárie.

Também quando queremos, podemos contribuir para ter uma Vila, um bairro e uma cidade bastante acolhedores. Nesta época do ano, andando pelas ruas da Vila Madalena e em outros bairros de São Paulo, encontramos muitos pés de Amoras. Cheios de frutas, verdes e vermelhos escuros, cor-de-vinho. Os pássaros adoram comer as amoras. Principalmente os sabiás. Este é um dos motivos por que São Paulo tem muitos Sabiás. Por que na nossa cidade tem pés de amoras, pitangas, jabuticabas, ameixas, enfim, uma infinidade de pés de frutas nas ruas e jardins dos bairros e das vilas.

Vejam as estas fotos da Vila Madalena com suas Amoras. Além dos pássaros gostarem das amoras, as crianças adoram ficar nas pontas dos pés para pegar suas amoras; os guardas das ruas também pegam amoras e as faxineiras e empregadas domésticas, quando estão vindo para o trabalho, também param para pegar amoras, enchendo nossa vila de amores.

Este é um dos pés de Amoras carregado de frutas:















Agora vejam as frutas mais de perto:


E quem não conhece um pé de amoras e estaciona o carro em baixo, pode ficar assim:

Por isto, para que possamos curtir os sabiás, os periquitos, os frutos e as flores da nossa Vila e da nossa cidade, as pessoas também precisam conhecer as leis de trânsito e os tipos de árvores e flores. Senão, vão ter que entrar nos carros sem ter onde colocar a mão ou como abrir a porta.

Temos muito que aprender com os Sabiás e as Amoras.

Um comentário:

  1. Consuelo (ex previ)25 de setembro de 2011 14:43

    Aqui no sítio,em Teresópolis, temos 3 pés de amoras, que estão carregadinhos. Tem pra gente, pros sanhaços, sabias,canários da terra, coleiros, e todas as espécies de pássaros que nos visitam, fazem seus ninhos e ficam passeando por aqui.
    É um paraíso.

    ResponderExcluir