quinta-feira, 9 de junho de 2011

Coisas da Vida

Para que serve um Sindicato?

Na vida há várias coisas que a gente participa, paga, é obrigado a votar, sofre mais as conseqüências do que interfere nelas. Por exemplo, todo mundo reclama da sogra, mas elas estão sempre presentes; reclamamos das religiões, mas até os comunistas são religiosos; reclamamos dos governos, mas não vivemos sem eles; reclamamos das despesas dos convênios médicos e da previdência, mas nosso futuro depende deles.

Assim é também com os sindicatos. Achamos que a maioria deles não serve para nada, a imprensa fala mal deles o tempo todo, os patrões vivem dizendo que são as empresas que pagam os benefícios salariais e que os sindicatos mais atrapalham do que ajudam; mas na hora de definir os aumentos salariais, são os sindicatos que definem; na luta contra as demissões em massa, os sindicatos podem ajudar muito; na definição da PLR – Participação nos Lucros e Resultados, os sindicatos são fundamentais.

No caso dos bancários de São Paulo, o Sindicato tem 88 anos de lutas e conquistas: jornada de seis horas, piso maior do que a média das categorias, vale alimentação e vale refeição bem maiores do que a média dos trabalhadores, licença maternidade de seis meses e mais uma infinidade de direitos que, muitos bancários e a maioria da sociedade desconhecem que foi conquistada com muita greve e muita negociação. Tem o lado esportivo, cultural, educativo e de formação. É um grande sindicato, de uma grande categoria profissional e que tem muita história.

A partir da próxima segunda-feira, dia 13, até o dia 16, estarei coordenando o processo eleitoral do nosso Sindicato dos Bancários de São Paulo. São mais de 200 urnas, quase 50 mil bancários em condições de voto, mais de mil pessoas trabalhando para coletarem votos em quase três mil locais de trabalho. É uma eleição que somente 200 municípios brasileiros fazem.

Vou tentar manter as publicações diárias, porque “o tempo não pára”, e aproveitarei para dar notas sobre o andamento das eleições.

Devemos repensar a forma como a sociedade está organizada. Há partidos, sindicatos e religiões demais. Quase 30 partidos, 20 mil sindicatos e umas 50 religiões. Mas é mais importante ter demais do que se fosse uma ditadura de um partido, um sindicato e uma religião. Isto já aconteceu várias vezes na história da humanidade. Nossa responsabilidade é contribuir para que o Brasil e o Mundo sejam mais livres e democráticos.

Que cada um faça a sua parte.

2 comentários:

  1. Olha que eu procurei. Nem o site do PSTU nem o da Conlutas falam na eleição. Pelo menos, não na home page. Não fiquei fuçando tudo. Já era demais.

    Eleição assim nem tem graça. Boa foi a reeleição do Gilmar em mil novecentos e lá vai fumaça, com apuração no Pacaembu, ali onde hoje tem o Museu do Futebol.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, SENHOR PRESIDENTE,DIRETORIA DE CONVENIO EM BENEFICIOS

    FORNEÇA A SEUS ASSOCIADOS O BENEFICIO CLUB DE FERIAS EM LAZER E CULTURA
    SAO 1600 LOCAIS EM LAZER , INCLUSIVE TEATROS E OUTROS BENEFICIOS
    O CONVENIO E GRATUITO E O ASSOCIADO SO PAGA O MINIMO E QUANDO USA, DESDE QUE EM DIA COM SUA CONTRIBUIÇAO JUNTO

    A VOSSA ENTIDADE.

    O CONTRATO DE CONVENIO CONSTA NO SITE WWW.CLUBDEFERIAS.COM.BR

    ATUALMENTE ATENDEMOS A MAIS DE 25000 ENTIDADES EM TODO O PAIS PUBLICO ATENDIDO PELO CLUB DE FERIAS: SOMENTE ASSOCIADOS DE SINDICATOS,ASSOCIAÇÕES,GREMIOS,COOPERATIVAS E CDLS.

    ATENTAMENTE,



    PATRICIA MARQUES-MARKETING

    11 3101-4002/3101-5855/2854-6300

    ResponderExcluir